Primeiro veio o Tobias, depois o Batatinha, depois o Miguel e depois a Mila. Quando o Batatinha tinha oito meses descobrimos, pelo ultrassom, uma doença de herança genética, muito comum em gatos persas, o PKD (doença dos rins policísticos). Desde então, tenho lutado para divulgar e conscientizar as pessoas sobre a existência desta doença.
A doença não tem cura, evolui para insuficiência renal e termina com óbito.
Acredito que exigir o teste de PKD ao adquirir um gato, principalmente da raça persa, possamos, no futuro, diminuir a herança genética, dizendo não aos criadores de má fé que se aproveitam da falta de informação das pessoas.
Foi com esse intuito que nasceu o Blog do "Batatinha elurofilia". Meu intuito é dividir minha vivência com meus "filhos" com outros elurófilos, simpatizantes e amantes de gatos, além de trocar experiências e informações relacionadas ao mundo felino.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Sono do gato


Os gatos são dorminhocos profissionais! Os nossos amigos felinos dormem em média 13 a 15 horas por dia (embora nunca num único período). Para preparar a sua soneca procura um local confortável (perto de uma lareira é o ideal), gira sobre ele mesmo, instalando-se na pose da esfinge, com o queixo sobre o peito ou em posição fetal: vamos lá dormir a cesta...
Há varias fases no sono de um gato. Primeiro uma fase de adormecimento, depois uma fase de sono leve, o sono profundo e o sono paradoxal.
Fase de adormecimento Durante alguns minutos ele está atento, abrindo os olhos ao ouvir ruídos perturbadores. O sono começa-se a apoderar dele, sente-se em segurança...
Fase de sono leve O gato relaxa, reagindo apenas se chamarem o nome dele ou o acariciarem.
Fase de sono profundo Deixa de reagir ao ambiente, a pose relaxa e a distensão muscular é completa.
Fase de sono paradoxal No meio do seu sono profundo, os olhos do gato rebolam nas orbitas, os bigodes estremecem, o gato geme, por vezes as patas posteriores sacodem o ar...
E para que serve o sono exatamente? O sono profundo permite a restauração metabólica, onde é libertada a hormonal de crescimento que estimula a síntese das proteínas. Quanto maior for a atividade do gato no período de vigília, maior será a sua necessidade de um sono profundo para se re-estabelecer. É fundamental que os ciclos do sono sejam respeitados para que o animal se mantenha saudável. A privação de sono e do sono (na fase paradoxal) provoca irritabilidade, apatia e/ou doenças e num estado extremo, loucura e morte.
O sono paradoxal (também conhecido como fase R.E.M) caracteriza-se por uma atividade cerebral intensa, semelhante à verificada quando o gato está acordado, mas corresponde a um sono profundo, sendo muito difícil acordar o animal nesta fase. Calculando a parte do sono paradoxal (onde o animal sonha) e fazendo a comparação obtemos:

O gato bebê 80%
Um bebês 50%
Gato adulto 28%
Cavalo 27%
Um adulto 25%
Cão 15%

Fonte: http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/quero_dormir_o_sono_do_gato_/185

Nenhum comentário:

Postar um comentário